As competências
no que tange o uso dos computadores e o ensino da informática estão cada
vez mais presentes no ensino básico e secundário, as escolas se
preocupam muito em ensina a ler escrever soma subtrair, mais no muito de
hoje as crianças precisam mais que isso, o número de habilidades
exigidas pelo mundo hoje é enorme é as vezes nem nós temos noção exatas
de quais são e como ensina uma dessas competências é o pensamento
computacional, mais o que o quem vem a ser isto, vou começar logo
dizendo que não é ensinar a usar aplicativos de escritório nem a navegar
na internet e usar redes sócias ,pensamento computacional é você saber
utilizar o computador como uma extensão de seu próprio aprendizado, como
uma ferramenta que aumente nosso rendimento e a forma como produzimos
algo.
Lendo
sobre o assunto eu achei uma expressão interessante “adestramento
digital”, onde as escolas ensina os alunos a recombinar informação já
existentes e esquecem que estamos vivendo numa época da criação do novo,
podemos ver que esse é a realidades em muitas instituições de ensino,
numa realidade ideal as escolas fomentariam a discussões de novas
ideias, incentivariam os jovens a fazerem novas descobertas, mostrariam a
porta e ajudariam os alunos a entrem no mundo onde o novo é divertido.
Não
raro vemos situações onde o professor suprime a necessidade criativas
dos seus alunos o engessando no modelo de ensino tradicional que não se
aplica mais os jovens de hoje, agora um alerta devemos ter muito cuidado
pois o pensamento computacional não é ensinar programação é uma forma
mais simbiótica de se relacionar com o computador e ver um mundo com uma
nova realidade.
Podemos
então dizer que não só os alunos devem ser preparados para essa nova
realidades os professores também têm que estar preparados para auxiliar
essa nova geração em sala de aula, e produzir jovem para o mundo.
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